sexta-feira, 17 de julho de 2009

UM CAMPO DE JOGOS POLIVALENTE...

Já lá vão mais de 20 (VINTE) anos que os moradores da Urbanização Cidade Desportiva, através da então Comissão de Moradores, reivindicaram à Junta de Freguesia de Queluz, freguesia em cuja área a Urbanização na altura se integrava, a construção de um campo de jogos polivalente.
Desde essa altura, e de forma sistemática, quer as ex-Comissões de Moradores quer a Associação de Moradores continuaram a sensibilizar os sucessivos executivos camarários e de freguesia, de Monte Abraão a partir de 1997, para as necessidades dos moradores da Urbanização em matéria de infra-estruturas colectivas desportiva e de recreio e lazer e a exigir, nomeadamente, a construção de um campo de jogos polivalente.
Tal exigência sempre teve acolhimento nos programas de acção apresentados por diversas forças politicas no âmbito das respectivas candidaturas aos orgãos autárquicos, em particular no que se refere às candidaturas aos orgãos autárquicos de Monte Abraão.
Não temos dúvidas de que nos programas que as diversas forças politicas estão a formular e vão apresentar no quadro das respectivas candidaturas à freguesia de Monte Abraão, e eventualmente aos orgãos concelhios de Sintra, no contexto das eleições autárquicas a realizar neste ano de 2009, vai novamente ser inscrita a "promessa" de "construir" ou "promover a construção" ou "exigir a construção" de um campo de jogos polivalente na Urbanização Cidade Desportiva. Consideramos mesmo legitimo, correcto e indispensável que tal venha a acontecer (mas não só relativamente ao campo de jogos...).
O que atrás se refere dá-nos uma certeza: a questão do campo de jogos polivalente na Urbanização Cidade Desportiva nunca foi esquecida pelas forças politicas activas no concelho e pelos executivos autarquicos. A prova mais recente desta constatação é que a Junta de Freguesia de Monte Abraão inscreveu nas suas Opções do Plano para 2009 o seguinte: "Continuar as diligências junto da Câmara Municipal de Sintra para esta construir um recinto desportivo na Urbanização da Cidade Desportiva".
Foi neste contexto que a Associação de Moradores endereçou à Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, no dia 24 de Maio de 2009, a carta que a seguir se transcreve:
"Como é do conhecimento de V.Exª a construção de um campo de jogos polivalente na Urbanização Cidade Desportiva constitui uma reivindicação e uma esperança dos moradores da Urbanização com mais de 20 (vinte) anos.
Em várias ocasiões e oportunidades a Associação de Moradores e a ex-Comissão de Moradores solicitaram a intervenção do poder autárquico no sentido de ser garantida a construção da infra-estrutura desportiva em causa.

Recordamos por exemplo, por mais recentes, as seguintes cartas relativas ao assunto em apreço:
a) n/ carta n.º 16/2007, de 12 de Outubro, dirigida ao Senhor Vereador Luis Duque, com conhecimento ao Senhor Vereador Rui Pereira e a V.Exª;
b) n/ carta n.º 4/2008, de 30 de Julho, dirigida ao Senhor Vereador Rui Pereira, com conhecimento a V.Exª;
c) n/ carta n.º 11/2008, de 17 de Outubro, dirigida ao Senhor Vereador Marco Paulo Almeida.

Nenhuma das cartas atrás referidas mereceu, lamentável e incompreensivelmente, dos executivos autárquicos municipal e de freguesia, qualquer resposta ou informação.

Neste contexto foi com natural e compreensível satisfação que vimos inscrito nas Opções do Plano da Junta de Freguesia de Monte Abraão para o ano de 2009 a seguinte “Continuar as diligências junto da Câmara Municipal de Sintra para esta construir um recinto desportivo na Urbanização Cidade Desportiva”.

Consequentemente vimos solicitar a V.Exª se digne informar esta Associação quais as acções já empreendidas junto da Câmara Municipal de Sintra, ou perspectivadas para o corrente ano, pela Junta de Freguesia de Monte Abraão, no sentido de ser garantida a construção de um campo de jogos polivalente na Urbanização Cidade Desportiva.

Finalmente não podemos deixar de aproveitar esta oportunidade para igualmente solicitar se digne mandar informar esta Associação sobre o assunto exposto na n/ carta n.º 8/2009, de 25 de Abril, dirigida a V.Exª com conhecimento ao Senhor Vereador Luis Duque, sobre a questão da ligação viária entre a Urbanização e a Rotunda Cidade Desportiva.

Certos da boa compreensão de V.Exª relativamente aos assuntos em apreço, agradecemos antecipadamente qualquer informação que se dignar mandar prestar e apresentamos os melhores cumprimentos."

CONTINUAMOS A AGUARDAR INFORMAÇÕES SOBRE AS DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS PELA JUNTA DE FREGUESIA DE MONTE ABRAÃO ASSIM COMO SOBRE AS ACÇÕES PERSPECTIVADAS, OU PROGRAMADAS, RELATIVAMENTE A ESTA MATÉRIA SEJA PELA JUNTA DE FREGUESIA SEJA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA.