sexta-feira, 10 de julho de 2009

LIGAÇÃO ENTRE A URBANIZAÇÃO E A ROTUNDA CIDADE DESPORTIVA

Em multiplas ocasiões escrevemos sobre a problemática da ligação viária entre a Urbanização e a Rotunda existente a sul da mesma, que temos vindo a designar de Rotunda Cidade Desportiva.
A maior parte das intervenções escritas a que atrás nos referimos assumiram a forma de memorandos e cartas endereçadas quer à Junta de Freguesia de Monte Abraão quer à Camara Municipal de Sintra. Nem os memorandos nem as cartas tiveram qualquer tipo de resposta dos executivos autárquicos em causa.
A questão foi recentemente reavivada pela Junta de Freguesia de Monte Abraão ao colocar no seu placard existente na Praceta Carlos Capitulo uma planta da obra projectada em data que não se consegue perceber.
Perante este facto, e os antecedentes do problema, a Associação dirigiu, no dia 25 de Abril de 2009, à Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, com conhecimento ao Senhor Vereador Luis Duque, responsável da Camara Municipal de Sintra que tutela o Departamento de Obras Municipais, a seguinte carta:
"Há algumas semanas foi afixado no placard da Junta de Freguesia de Monte Abraão na Urbanização Cidade Desportiva um documento do Departamento de Obras Municipais da Câmara Municipal de Sintra intitulado “OBRAS DO D.O.M. DA C.M.S. – Reordenamento do estacionamento da Urbanização Cidade Desportiva – Abertura da ligação da Cidade Desportiva à nova Rotunda” .

A planta de obra em causa parece perspectivar a realização de uma obra com três vertentes:
- realização de cortes nas placas e rotundas (espaços verdes) existentes no interior da urbanização;
- criação de novas zonas de estacionamento no exterior da urbanização;
- ligação entre os arruamentos da Urbanização e a Rotunda construída a sul da mesma.

Por outro lado a planta em apreço não contém qualquer indicação visível sobre a data de elaboração e não permite tirar qualquer ilação quer sobre a respectiva actualidade quer no que se refere ao facto de constituir ou não uma intenção de obra já aprovada e programada.

Como é do conhecimento de V.Exª a problemática em causa tem constituído uma preocupação constante da Associação de Moradores e dos moradores da Urbanização Cidade Desportiva.

Sobre a questão do estacionamento na Urbanização Cidade Desportiva a Associação de Moradores já teve várias vezes a oportunidade de apresentar propostas concretas sobre a matéria. Por um lado, o alargamento e consolidação do parque de estacionamento existente a sul da urbanização; por outro lado, o reforço da iluminação de todos os parques de estacionamento existentes a norte e a sul da urbanização. Estas duas intervenções têm por base o entendimento de que o problema de estacionamento na urbanização passa necessariamente pelo aproveitamento do espaço de enquadramento e protecção da urbanização e não pelo aproveitamento do espaço interior da urbanização (solução que obrigaria a uma redução drástica dos espaços verdes e a sobrecarregar ainda mais o interior da urbanização com viaturas).

No que se refere à questão da ligação viária entre a urbanização e a rotunda não podemos deixar de recordar o facto de se tratar de matéria abordada em reunião realizada no dia 6 de Junho de 2007, entre esta Associação e o Senhor Vereador Luís Duque, que contou com a participação de V.Exª, e posteriormente objecto de correspondência específica, e que na reunião em causa parecem ter sido consensualmente reconhecidas as vantagens associadas a uma ligação garantida através de uma via simples de sentido único urbanização-rotunda.

Neste quadro de referência não podemos deixar de estranhar a afixação da planta acima referenciada no placard da Junta de Freguesia de Monte Abraão e expressar o desejo de que esta matéria seja objecto de esclarecimento adequado.

Certos da boa compreensão de V.Exª relativamente a esta carta, agradecemos antecipadamente qualquer informação que se dignar mandar prestar e apresentamos os melhores cumprimentos."
CONTINUAMOS A AGUARDAR AS INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS SOLICITADOS ESPERANDO QUE OS MESMOS ESTEJAM EM CONFORMIDADE COM A SOLUÇÃO CONSENSUALMENTE RECONHECIDA COMO MAIS ADEQUADA NA REUNIÃO DE 6 DE JUNHO DE 2007...