domingo, 30 de agosto de 2009

RUA CIDADE DESPORTIVA

A Rua Cidade Desportiva constitui há muitos anos uma preocupação maior dos moradores da Urbanização Cidade Desportiva.


Nela já funcionou o mercado semanal de Monte Abraão e sobre a mesma impactam todos os efeitos negativos do mercado de Monte Abraão que todos os sábados, e em dias festivos especiais, se realiza no parque de estacionamento do interface rodo-ferroviário de Monte Abraão.



Para além dos impactes do mercado semanal sobre a Rua Cidade Desportiva assistiu-se durante muitos anos à utilização da mesma como zona de estacionamento de viaturas TIR.

Quer uma situação quer outra foram sendo regularmente reportados quer à Junta de Freguesia de Monte Abraão quer à Câmara Municipal de Sintra sem qualquer resultado: as viaturas TIR destruiam os passeios e a Rotunda junto ao Real Sport Club e nalgumas ocasiões derrubaram candeeiros de iluminação pública e sinais de transito; os comerciantes e utentes da feira semana destruiam os passeios e as zonas verdes e ocupavam durante os períodos de realização da mesma quer os passeios quer as zonas ajardinadas existentes junto da Urbanização.


A ocupação dos passeios pelas viaturas dos comerciantes e utentes da feira semanal não só tinham consequências sobre o estado dos mesmos mas obrigava os peões, designadamente as pessoas com deficiências fisicas e as pessoas acompanhadas de crianças, a circularem pela via onde circulavam os veiculos.



Há cerca de dois anos a Associação teve oportunidade de apresentar esta problemática ao Senhor Vereador da Câmara Municipal de Sintra responsável pelo Ambiente e Intervenção Local. Na altura apresentámos ao mesmo um esboço de projecto de requalificação e valorização do troço da Rua Cidade Desportiva situado entre a Rotunda junto ao Real Sport Club e a Urbanização Cidade Desportiva (troço onde se observavam todas as violações atrás referidas).

Notámos com satisfação que o pedido da Associação tinha tido boa recepção mas tivemos de esperar até ao fim de 2008 para assistir ao inicio dos trabalhos.

Após a recuperação do espaço situado entre o arruamento e a vedação sul da Escola Miguel Torga, através da criação de uma zona verde e de um novo espaço de estacionamento e da deslocação do passeio, constatou-se, como era previsisivel e tinha sido previsto, que tais trabalhos de reequalificação e valorização exigiam a devida protecção dos mesmos a fim de evitar a destruição dos novos e antigos espaços verdes e a salvaguarda dos passeios como área de circulação exclusiva dos peões.

Atendendo ao facto de a Junta de Freguesia de Monte Abraão ter instalado centenas de pilaretes nas zonas centrais da freguesia de Monte Abraão com vista a assegurar a circulação dos peões em segurança e evitar a destruição dos passeios solicitou-se à mesma a instalação de pilaretes na Rua Cidade Desportiva.

Perante a inexistência de resposta por parte da Junta de Freguesia o mesmo pedido foi endereçado à Câmara Municipal de Sintra.


Durante a semana passada foi concluida a última fase de colocação de pilaretes na Rua Cidade Desportiva e com esta obra estão devidamente protegidos os espaços verdes e assegurada a circulação dos peões pelos passeios. Com esta obra, tal como igualmente se esperava, melhorou significativamente a circulação de veiculos na Rua Cidade Desportiva.


Registamos com agrado a obra realizada pela Câmara Municipal de Sintra através do seu departamento de Ambiente e Intervenção Local, e mais particularmente o empenho da Divisão de Intervenção Local 3 (DIL3) com sede em Massamá.


Infelizmente e contrariamente ao proposto pela Associação de Moradores a Camara Municipal de Sintra não foi capaz de articular as duas intervenções propostas para a Rua Cidade Desportiva: a requalificação e valorização atrás referida e o reforço da iluminação pública.


Queremos acreditar na última informação que nos foi prestada pelo departamento de Obras Municipais da Câmara Municial de Sintra: antes do fim do ano de 2009 o reforço da iluminação pública na Rua Cidade Desportiva, assim como nos parques de estacionamento existentes a norte da Urbanização, será concretizada.

Assim esperamos.