Porque a comunicação em causa remete para o que foi "sugerido" pela Associação e os moradores da Urbanização não conhecem os antecedentes deste processo, nomeadamente as cartas da Associação onde presumivelmente estão referidas tais "sugestões", e porque a Associação não tem capacidade financeira para suportar os custos com a reprodução de tal documentação e a sua distribuição a todos os moradores, como o fez a Junta de Freguesia, considerou-se necessário divulgar publicamente, neste Blog, toda a informação considerada adequada para se perceber o que está em causa e qual o assunto, ou assuntos, a que a Junta se refere.
Assim:
1.º Em 19 de Outubro de 2008 a Associação dirigiu à Senhora Presidente da Junta de Freguesia uma carta, n/ n.º 13/2008, sobre vários assuntos pendentes. Designadamente:
- aquisição e instalação de uma mesa e respectivos bancos na zona de recreio e lazer;
- melhoria dos espaços verdes existentes no interior da Urbanização com instalação de alguns bancos;
- Instalação de papeleiras, de caixotes de lixo e de recipientes de apoio à recolha de fezes dos canideos na zona de recreio e lazer;
- atribuição de um subsidio a fundo perdido para aquisição de materiais, utensilios e equipamentos;
- instalação de pilaretes na Rua Cidade Desportiva, para protecção dos peões e das zonas verdes;
- insformação sobre a posição que a Junta tem assumido relativamente ao parque infantil e ao campo de jogos polivalente nos dialogos com a Camara Municipal.
3.ºNo dia 21 de Novembro de 2008 a Associação de Moradores dirigiu nova carta à Senhora Presidente da Junta de Freguesia - n/ n.º 14/2008 - solicitando resposta às questões expostas na n/ carta de 19 de Outubro e reafirmando a natureza fundamental das seguintes matérias: instalação de pilaretes na Rua Cidade Desportiva, campo de jogos polivalente e parque infantil;
4.º No dia 4 de Dezembro a Associação de Moradores recebe da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão nova mensagem electrónica titulada "Urbanização Cidade Desportiva". Esta mensagem é remetida na mesma altura,para conhecimento, aos Senhores Presidente e Vice-presidente da Camara Municipal de Sintra, a quase todos os Vereadores da mesma Câmara, à Assembleia Municipal de Sintra e à Assembleia da Freguesia de Monte Abraão, e ainda, à Associação de Feirantes de Lisboa;
5.ºPerante a natureza e o conteúdo das mensagens da Senhora Presidente da Junta de Freguesia, e perante o facto de as mesmas terem sido endereçadas a entidades que até à data nunca tinham sido envolvidas, nem conheciam os problemas e as necessidades da Urbanização Cidade Desportiva, a Associação de Moradores foi obrigada a preparar uma resposta pormenorizada sobre as principais questões referidas nas mensagens da Junta de Freguesia. Nestes termos endereçou à Senhora Presidente da Junta de Freguesia, com conhecimento ao Presidente, Vice-Presidente e Vereadores da Câmara Municipal de Sintra, aos Presidentes das Assembleias Municipal de Sintra e de Freguesia de Monte Abraão e à Associação de Feirantes de Lisboa a carta n.º 1/2009 (e respectivos anexos), datada de 11 de Janeiro de 2009;
6.º A Comunicação da Junta de Freguesia com o titulo "Cada um no seu lugar" decorre do atrás referido e mais particularmente da n/ carta n.º 1/2009.
7.º Face á Comunicação da Junta de Freguesia de Monta Abraão, largamente difundida na Urbanização, procedimento que não está ao alcance da Associação de Moradores como já se referiu, a Associação entendeu, por um lado, colocar à disposição de todos os moradores, através deste Blog, toda a documentação atrás identificada, e por outro lado, divulgar um pequeno comunicado aos moradores. O comunicado em causa irá ser colocado à entrada dos prédios que integram a Urbanização para leitura e reflexão dos residentes na Urbanização Cidade Desportiva.
A Associação de Moradores não deseja, nunca desejou, entrar em polémica ou em conflito, com a Junta de Freguesia de Monte Abraão.
Sempre tentámos dialogar e cooperar com o poder autárquico, seja com a Câmara Municipal de Sintra seja com a Junta de Freguesia de Monte Abraão, na base do entendimento de que a responsabilidade em encontrar resposta para as necessidades da população residente na Urbanização só pode e deve ser imputada a uma, a outra ou a ambas.
Para os residentes na Urbanização é indiferente que seja a Junta de Freguesia ou a Câmara a construir e a gerir o parque infantil ou o campo de jogos polivalente, a colocar pilaretes na Rua Cidade Desportiva, a criar, desenvolver e manter zonas de recreio e lazer e espaços verdes, a garantir espaços de estacionamento suficientes e bem iluminados e condições de acesso e de circulação na urbanização apropriadas, a limpar e qualificar os espaços de enquadramento e protecção da Urbanização, etc, etc.
Sempre considerámos, e continuamos a considerar, intolerável e inexplicável que as necessidades básicas da população da Urbanização atrás referidas ainda continuem por satisfazer após vinte anos de insistências e luta.
Ninguém pode afirmar que os residentes na Urbanização, seja através das anteriores Comissões de Moradores, seja através da actual Associação de Moradores, seja através de acções individuais, não têm denunciado, reclamado e sugerido. Têm feito mais: têm apresentado propostas e soluções concretas e fundamentadas. Infelizmente sem grandes resultados.
Aos Senhores Moradores cabe reflectir sobre este assunto.