quarta-feira, 3 de março de 2010

OBRAS NA URBANIZAÇÃO: COMUNICADO AOS ASSOCIADOS E MORADORES

Caros Associados,
Senhores Moradores,
Como já notaram estão a ser realizadas obras na Urbanização.
Em Abril de 2009 a Junta de Freguesia de Monte Abraão afixou no seu placard, na Praceta Carlos Capitulo, a planta de um projecto de reordenamento do estacionamento e de abertura da ligação da Urbanização à nova rotunda.
A Associação de Moradores pediu inúmeras vezes à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal de Sintra informações sobre o projecto sem receber qualquer resposta quer de uma quer de outra.
Em Setembro de 2009 deram inicio às obras sem qualquer informação ou aviso prévio e em Janeiro tornou-se claro que as obras iriam reduzir as placas centrais e as meias luas existentes nas Ruas Carlos Lopes e na Praceta Manuel Faria, no mínimo, apenas com o objectivo de alargar a rede viária.
A partir de Setembro a Associação intensificou os pedidos de informação à Câmara Municipal de Sintra chamando a atenção para o facto de as obras irem praticamente acabar com os espaços verdes existentes no interior da Urbanização.
Continuamos sem qualquer informação ou esclarecimento da Câmara Municipal e a Junta de Freguesia mantém um silêncio absoluto sobre o que se está a passar.
Mais recentemente pedimos novos esclarecimentos à Câmara Municipal, com conhecimento à Junta de Freguesia e a todos os partidos políticos com representação nos órgãos autárquicos.
Continuamos a não receber qualquer resposta quer da Câmara quer da Junta de Freguesia e os partidos políticos não reagiram a esta situação. Ninguém parece interessado na Urbanização.
Entretanto, hoje, dia 3 de Março, foi afixado no inicio da Urbanização uma placa que indicia o inicio das obras na Rua Rosa Mota e também, certamente, na rotunda central da Praceta Carlos Capitulo, com novas e acentuadas diminuições dos espaços verdes.
As placas centrais vão ficar reduzidas a um mero separador e a rotunda central que já foi reduzida anteriormente em cerca de 4 metros no seu diâmetro vai sofrer nova diminuição de área.
A Associação sempre defendeu a qualificação e valorização dos espaços verdes no interior e no exterior da Urbanização e o alargamento e beneficiação das áreas de estacionamento no exterior da Urbanização.
Quer a Câmara quer a Junta de Freguesia apenas parecem preocupar-se com as viaturas e o trânsito. Os espaços verdes, as áreas de lazer e de recreio, os passeios e as infra-estruturas colectivas de âmbito social como o campo de jogos e o parque infantil parecem não interessar.
CABE AOS MORADORES INTERPRETAR OS ACONTECIMENTOS E AVALIAREM O QUE SE PASSOU E O QUE SE ESTÁ A PASSAR. A ASSOCIAÇÃO FEZ O QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE PARA IMPEDIR A CONCRETIZAÇÃO DESTAS OBRAS TAL COMO AS MESMAS PARECEM TER SIDO PLANEADAS E TÊM ESTADO A SER REALIZADAS.
Monte Abraão, 3 de Março de 2010.