segunda-feira, 25 de abril de 2011

VIVA O 25 DE ABRIL


O 25 de Abril de 1974 continua a ser uma referência histórica incontornável para as gerações de portugueses nascidos no Século XX. Esperamos que o seja também para os nascidos no Século XXI.
Com o 25 de Abril veio a democracia e a liberdade, veio o desenvolvimento e a universalidade do sistema de saude e do sistema educativo, veio a melhoria do sistema de protecção e segurança social. Veio o reforço do poder autárquico. Vieram tantas e tão boas coisas.
Infelizmente não soubemos criar as condições necessárias para garantir um desenvolvimento económico sustentável fundado numa reestruturação do tecido económico capaz de responder ás nossas necessidades e embarcámos em aventuras especulativas e consumistas desmedidas e injustificadas e injustificáveis quer do ponto de vista económico e financeiro quer do ponto de vista social.
Mas sobretudo esquecemos os valores e a etica. O individualismo, a ausência de respeito e consideração pelo próximo, a falta de solidariedade e o desprezo pelas práticas de colaboração de proximidade (i.a. em relação ao familiar e ao vizinho), a falta de estima pelos bens colectivos, o apoucamento e o desprezo por aqueles que pensam ou actuam em conformidade com principios e valores respeitadores do bem comum, são, desgraçadamente, dominantes neste inicio do Seculo XXI.
A Urbanização Cidade Desportiva não é uma ilha isolada.
Como já várias vezes tivemos oportunidade de salientar a Associação de Moradores tem feito um grande esforço no sentido de garantir o envolvimento e a responsabilização dos proprietários e moradores na qualificação e valorização dos espaços comuns mas continuamos a assistir ao alheamento de uma grande parte da população da Urbanização.
Mas sobretudo temos a registar várias práticas de desrespeito pelos bens colectivos, embora sendo de sublinhar a tendência para a diminuição das mesmas.
Tal desrespeito tem tido como alvo não só as infra-estruturas e equipamentos disponibilizados pelo poder autárquico mas também os bens e as obras realizadas pela Associação de Moradores.
São exemplo dessas práticas desrespeitosas, e muitas vezes demonstrativas de uma integração social insuficiente e/ou defeituosa, as seguintes actuações:
  • destruição e roubo de equipamentos de rega instalados pela Associação;
  • vandalização das zonas ajardinadas com arranque de flores, árvores e arbustos;
  • destruição da estufa onde a Associação garantia a reprodução de material vegetativo;
  • danificação e roubo de recipientes para lixo instalados pelos serviços municipais;
  • utilização inadequada dos ecopontos e deposito do lixo fora dos contentores;
  • estacionamento de viaturas em locais proibidos danificando muitas vezes os passeios e dificultando a circulação automóvel.

Para "comemorar" o 25 de Abril de 2011 alguém veio á Urbanização recordar-nos estas práticas anti-sociais: alguns arbustos e arvores adquiridos e plantados pela Associação foram arrancados e destruidos. Alguns dias antes também houve quem estacionasse as viaturas em cima de flores recem plantadas pela Associação.

Apesar destes contratempos a Associação acredita que estas acções são de natureza pontual e não devem nem podem pôr em causa os objectivos e as acções em curso em matéria de qualificação das zonas de enquadramento e protecção da Urbanização.

Assim os proprietários, os moradores e os utentes da Urbanização Cidade Desportiva compreendam que a qualidade da Urbanização não depende apenas do poder autárquico mas também, e nalguns aspectos sobretudo, da participação de todos na salvaguarda e no desenvolvimento das condições existentes na mesma.

VIVA O 25 DE ABRIL.

domingo, 17 de abril de 2011

COMUNICADO

Senhores Associados, Senhores Proprietários, Moradores e Utentes da Urbanização.


Recentemente a Associação de Moradores teve a oportunidade de reunir mais uma vez com o Senhor Vice Presidente da Câmara Municipal de Sintra Vereador Marco Almeida. Nessa reunião foram analisados vários assuntos de interesse para a Urbanização Cidade Desportiva. Entre os assuntos abordados assumem particular importância os seguintes:


1.º Caminho pedonal entre a Urbanização e a Rua Direita de Massamá (entre a Escola e a CREL) Considerando o aumento verificado na utilização deste caminho por parte da população da urbanização, e, em especial, pelos jovens estudantes nela residentes, e sendo necessário acautelar a segurança da generalidade dos utentes, a Câmara Municipal de Sintra comprometeu-se a, durante o corrente ano, proceder às seguintes melhorias: consolidação e revestimento betuminoso do piso; delimitação do caminho através de “vedação” apropriada e instalação de iluminação pública.


2.º Instalações para a Associação de Moradores Em conformidade com um compromisso assumido no final de 2009 o Senhor Vice-Presidente da CMS reafirmou a sua vontade de no final do ano lectivo de 2010-2011 ser cedido à Associação de Moradores um “pré-fabricado” adequado às necessidades da Associação dispor de instalações não só para armazenar os materiais e equipamentos que dispõe mas também para receber os associados e moradores da Urbanização e para realizar reuniões e encontros de informação, sensibilização e formação (a data de final do ano lectivo decorre do facto de se perspectivar a afectação de equipamento que actualmente está a ser utilizado como instalações escolares).


3.º Campo de jogos polivalente e parque infantil Sendo por todos reconhecida a necessidade de a Urbanização Cidade Desportiva dispor de um campo de jogos polivalente e de um parque infantil, a Câmara Municipal de Sintra continua a argumentar com a inexistência de terrenos apropriados para a construção destas infra-estruturas.

Perante esta situação continua-se a tentar chegar a uma conclusão definitiva sobre a titularidade dos terrenos que fazem parte da zona de enquadramento e protecção da urbanização e a tentar encontrar uma solução que permita disponibilizar os terrenos necessários para a construção dos equipamentos em causa.


A perspectiva e quase certeza de a Associação vir a dispor de instalações adequadas e condignas obriga-nos a chamar a atenção dos associados, proprietários e moradores para dois aspectos:

- em primeiro lugar, a necessidade de os associados pagarem as respectivas quotas, pois iremos ter necessidade de adquirir equipamento para montagem de uma “secretaria” e de uma sala de reuniões/formação e será igualmente necessário garantir futuramente o fornecimento de energia eléctrica e de água (lembram-se os dados da conta bancária da Associação de Moradores: Banco- Caixa Geral de Depósitos/Monte Abraão; Conta: 0685004995430;NIB: 003506850000499543052);

- em segundo lugar, a necessidade de os moradores e proprietários da Urbanização aderirem de forma mais acentuada à Associação e colaborarem com a mesma não só pagando as quotas e participando nas assembleias mas também apoiando a Associação no desenvolvimento das suas actividades.


É neste contexto que vimos também solicitar:

a) aos associados, que respondam a um inquérito que vamos realizar para actualizar o nosso ficheiro (há muitos associados que já não residem na Urbanização);

b) aos moradores em geral, e aos associados em particular, que colaborem com a Associação nos trabalhos de limpeza, desmatação e manutenção dos espaços verdes a cargo da Associação (os interessados poderão contactar pessoalmente com a Associação, telefonar para o TLM 912277471 ou enviar um Email para o endereço abaixo indicado).

FAÇA-SE SÓCIO, PAGUE AS QUOTAS (50 CENTIMOS POR MÊS) E COLABORE COM A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.

NO SEU INTERESSE. NO NOSSO INTERESSE. APOIE A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.
Monte Abraão, 16 de Abril de 2011.