quinta-feira, 23 de agosto de 2007

UM JARDIM NA CIDADE DESPORTIVA

Em Maio de 2005 a Divisão de Intervenção Local 3 (DIL3), da Câmara Municipal de Sintra (CMS), elaborou de acordo com a orientação estabelecida pela então Vereadora responsável pelo pelouro da Intervenção Local, na sequência de uma reunião com a Comissão Instaladora da Associação de Moradores da Urbanização Cidade Desportiva, uma proposta de plano geral de intervenção para a área designada "taludes de enquadramento da cidade desportiva", onde se inclui toda a área situada entre a CREL e a Urbanização.


No âmbito das acções associadas à intervenção em causa a Câmara Municipal de Sintra iniciou de imediato vários trabalhos, designadamente a limpeza e desmatação geral do espaço situado entre a Urbanização e a CREL.


O espaço em causa, para onde no âmbito do plano atrás referido estava projectada uma zona de recreio e lazer, estava densamente coberto por ervas e mato, por um pequeno núcleo de acácias surgido espontaneamente no local e por árvores e arbustos que ao longo dos anos foram sendo plantados pelos moradores da urbanização.



Em meados de 2006 a zona estava de novo coberta de ervas e mato.A Associação de Moradores realizou então, com o acompanhamento e apoio da DIL3, trabalhos de limpeza e desmatação, e deu inicio ao trabalhos de planeamento e ordenamento do espaço tento em atenção o plano geral de intervenção oportunidade elaborado pelos serviços competentes da Câmara.



Assim foram realizados a partir dessa altura os trabalhos de abertura de caminhos pedonais, de demarcação de canteiros e arruamentos, de plantação de árvores, arbustos e flores e de preparação do terreno para instalação de bancos e mesas.

Para facilitar e tornar menos onerosos os trabalhos de arborização e ajardinamento foi contruido junto ao pavilhão da Associação um pequeno viveiro de multiplicação de plantas, a partir do qual foram transplantadas para a zona de lazer em construção algumas centenas de árvores, arbustos e flores e foi adquirido algum equipamento de rega.


Em Novembro e Dezembro de 2006 a zona em questão foi fortemente atingida pelos temporais e ventos ciclónicos que na altura se fizeram sentir. Daí resultou que um número significativo de acácias, espécie arbórea infestante de fraca resistência, fosse partido tornando-se necessário proceder a trabalhos de manutenção e limpeza do árvoredo atingido. Para o efeito a Associação contou novamente com a colaboração da DIL3 para remover os residuos.



No principio de 2007, por motivos alheios à vontade da Associação tornou-se necessário interromper os trabalhos de preparação da zona de lazer. Oportunamente a Associação dará as informações consideradas adequadas sobre o assunto.


Por outro lado, desde Dezembro de 2006 que era notória a vontade destrutiva de desconhecidos relativamente aos trabalhos que vinha sendo desenvolvido pela Associação no âmbito dos espaços de enquadramento da Urbanização. Em primeiro lugar, através do arranque de árvores e arbustos; em segundo lugar, através do roubo de algum equipamento de rega adquirido pela Associação, em terceiro lugar através da tentativa de destruição da estação de multiplicação de plantas e, mais recentemente, através do corte das tubagens de rega.

Mas a partir de Janeiro de 2007 foi reaberto o dialogo com a CMS e foram obtidas garantias de uma colaboração mais reforçada relativamente a várias matérias que vinham sendo objecto de exposições pela Associação.


Uma dessas garantias tem a ver com o fornecimento de uma mesa e de bancos para a zona de lazer. Este assunto foi abordado em reuniões com a CMS, numa das quais participou a Junta de Freguesia de Monte Abrão, e foi novamente exposto, mais recentemente, em carta dirigida ao Senhor Vereador Marco Almeida, Vice-Presidente da CMS e responsável pela área do Ambiente e da Intervenção Local (n/ carta de 30 de Julho de 2007)


Entretanto a Associação conseguiu com a imaginação e empenho de alguns dos elementos dos orgãos sociais construir, de forma artesanal e segundo uma arquitectura rústica, uma mesa e um conjunto de bancos na zona de lazer. Este equipamento já está pronto para ser utilizado, embora vá ainda ser dotado de um tabuleiro de xadrez inbutido no tampo da mesa.

Também foi já objecto de análise com a CMS um problema existente a sul da zona de lazer em construção e que se prende com o facto de aí existir um sistema de canalizações a descoberto. Trata-se de canalizações que foram instaladas para encaminhamento de águas residuais oriundas da zona industrial de Massamá e que acabaram por não ser enterradas como se impunha e é necessário.

Este assunto foi também, novamente, tratado em oficio dirigido recentemente ao Senhor Vereador Marco Almeida (n/ carta de 27 de Julho de 2007) no sentido de serem concluidos os trabalhos (colocação de um gradeamento sobre a vala aberta e enterramento da canalização).
A satisfação deste pedido irá permitir prolongar a zona de lazer em direcção a sul e perspectivar não só o alargamento da área dedicada a recreio e lazer mas também consolidar a intervenção em termos ambientais.

Assim a CMS colabore conforme prometeu, uma vez que se trata de intervenções menores em termos camarários mas de grande interesse para os moradores da Urbanização Cidade Desportiva.